O mês de fevereiro começou ontem, mas o foco é apenas um por algumas semanas, o carnaval. E nesta época de clima quente e até mesmo de picos de doenças, como a dengue, alguns cuidados são necessários para aproveitar ao máximo as festas.
Nos blocos de carnaval, onde a exposição ao sol costuma ser constante, por muitas horas e, geralmente, no horário de pico do sol, os riscos à saúde aumentam, a insolação é um dos maiores perigos. Com isso, se hidrate constantemente, seja com água, sucos ou isotônico. Porém, atenção: bebidas alcóolicas não são indicadas para se hidratar; utilize roupas leves, utilizar chapéu ou boné; além de passar protetor solar.
Assim como a insolação, a desidratação é outro problema causado pela exposição constante ao sol e ao calor. Ela pode estar associada a um quadro de insolação, tendo sintomas bastante semelhantes aos listados acima. A perda da coordenação motora também é algo comum em quem começa a desidratar. Dessa forma, as mesmas dicas servem para ambos.
Pode parecer que dengue e carnaval são uma combinação bastante incomum. Mas, com a explosão no número de casos de dengue em 2024, a doença é um ponto de atenção também durante a folia. A junção do calor e das chuvas características desse período do ano contribui para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Assim, passar repelente antes de sair para os blocos, e continuar utilizando durante o dia, é importante para se manter seguro. Além disso, evitar manter água parada em itens ao ar livre.
Fonte: G1.