O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) iniciou a diplomação dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos em outubro de 2024, que tomarão posse em janeiro de 2025. A diplomação confirma que os eleitos podem assumir seus cargos a partir de 1º de janeiro.
A primeira diplomação ocorreu em Cocal, no dia 29 de novembro, com a entrega dos diplomas ao prefeito eleito, Dr. Cristiano Britto (Republicanos), à vice-prefeita eleita, Dra. Adriana Luiza (Republicanos), aos 11 vereadores e seus suplentes.
A diplomação é o ato que certifica que o candidato foi eleito e pode tomar posse. Os diplomas são assinados por autoridades da Justiça Eleitoral e entregues após a apuração dos votos e o fim dos prazos de contestação. O TSE cuida das diplomações presidenciais, os TREs das eleições estaduais e federais, e as juntas eleitorais das municipais.
Os cartórios do Piauí têm até 19 de dezembro para diplomar os eleitos. As posses ocorrerão em 1º de janeiro de 2025.
Em Teresina, a diplomação do prefeito Sílvio Mendes (União Brasil) e seu vice Jeová Alencar (Republicanos) será em 18 de dezembro. Em Parnaíba, a diplomação ocorrerá no dia 19 de dezembro. Em Picos, a diplomação de Pablo Santos (MDB) e da vice Xandu Néri (PSB) será em 11 de dezembro. Já em Piripiri, a diplomação de Jôve Oliveira (PT), do vice Hilton Martins (PT) e de 15 vereadores será em 17 de dezembro. A data de Floriano ainda não foi divulgada.