Nas primeiras horas de hoje (16/06), uma pesquisa do Instituto IPPI foi divulgada em Elesbão Veloso, apresentando o pré-candidato a prefeito Ronaldo Barbosa com 49,67% das intenções de voto, contra 34,67% de Dr. Cleriston Moura, pré-candidato pelo PT e representante da oposição. Contudo, a credibilidade da pesquisa foi rapidamente colocada em xeque.
*Controvérsia sobre a Contratação da Pesquisa*:
Logo após a divulgação dos resultados, circularam nas redes sociais e grupos de WhatsApp o registro feito no TRE em nome da empresa Estação I, de propriedade do jornalista Ieldson Vasconcelos. A verdade é que a empresa Estação I, diz não ter conhecimento da contratação e que tem uma parceria com o Instituto, porém não tinha ciência de pesquisa em Elesbão, portanto o registro não era de conhecimento do jornalista Ieldson Vasconcelos proprietário da Estação, o maior estúdio de produção de conteúdos do Piauí.
Como pode o Instituto IPPI, registrar no TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL (TRE), e divulgar uma pesquisa sem conhecimento do Contratante?
Essa confusão levanta dúvidas sobre a transparência e a precisão das informações divulgadas. Sem uma clareza sobre quem realmente encomendou a pesquisa, a confiança nos dados apresentados fica comprometida.
Após toda essa controvérsia o Instituto, divulgou uma nota de retratação explicando que de fato não é a Estação I a contratante . No entanto a pesquisa foi registrado em nome da Estação I no TRE. Com a palavra o TRE sobre a nota e o registro oficial que aparece.
*Histórico de Pesquisas em Eleições Anteriores em Elesbão Veloso*
Essa não é a primeira vez que pesquisas eleitorais geram polêmica em Elesbão Veloso. Em 2020, o grupo de Ronaldo Barbosa também divulgou uma pesquisa apontando Rafael Barbosa com 65% das intenções de voto contra 25% de Cleriston Moura e 10% de votos nulos e brancos. No entanto, ao final da apuração, Rafael Barbosa venceu com apenas 3% de maioria, o que evidenciou uma discrepância significativa entre as pesquisas e os resultados reais.
Resumindo, se a época a pesquisa do Ronaldo dava 30% de diferença 1 semana antes da eleição e o resultado foi apenas 3%, imagina agora que há 3 meses da eleição essa diferença já caiu para 14% .
Outro aspecto importante é que Elesbão tem mais de 1.400 eleitores em cidades como Teresina, São Paulo, entre outras cidades que não entram nessa aferição distorcida, que não participaram das entrevistas e pelo que se sabe estão ávidos por mudança na cidade, gerando inclusive volta de Elesbonenes para votar na cidade por entender que a MUDANÇA , tende a acontecer.
*Implicações para a Atual Eleição*:
O cenário atual, com Dr. Cleriston Moura alcançando 34% das intenções de voto na pesquisa do grupo da prefeitura, sugere que Ronaldo enfrenta desafios consideráveis.
Se os números “deles” já refletem
uma realidade bem inferior aos mais de 30% de diferença que eles sempre alardeavam em um eleições anteriores, imagina agora que já começa com 14% de diferença.
Quem está na cidade sente nas ruas ainda uma pequena parte da população ainda com medo de se declarar , mas preparada para mudar uma realidade de mais de 20 anos de gestão desastrosa e com a oposição hoje com uma realidade totalmente diferente.
Hoje a oposição tem todas as grandes lideranças da cidade , mais de 30 pré candidatos a vereador , enquanto Ronaldo amarga um grupo reduzido que tem dificuldade de fechar 15 candidatos a vereador e perdeu todas as lideranças e grandes família e comunidades.
Será que dá pra acreditar nessa lambança de quem não tem mais credibilidade de cumprir os mínimos compromissos com a população há mais de 20 anos?
Nos grupos de WhatsApp a descrença com a pesquisa vem até de quem vota no grupo do Prefeito com comparações com as pesquisas feitas também na eleição Estadual em que se vangloriaram da vitória de Silvio Mendes em Elesbão e o mesmo acabou perdendo para Rafael apoiado por Dr Clériston com mais de 3.000 votos . Em um grupo uma eleitora fiel de Ronaldo comentou . “Na eleição de Silvio foi assim as pesquisas e vejam a taca que pegamos”
Hoje o jornalista Ieldson Vasconcelos convidou Dr Clériston para uma entrevista no sus podcast que será exibido próximo sábado, oportunidade para o estado conhecer a realidade de a Elesbão e o que virão de projetos para o futuro.
Fonte: @valefm