O ex-prefeito de Picos, José Walmir de Lima, mais conhecido como Padre Walmir, está na lista de ex-gestores que tiveram as contas reprovadas ou julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí. Pe. Walmir foi prefeito de Picos de junho de 2015 à julho de 2018.
Contra o ex-gestor o TCE-PI emitiu parecer prévio pela reprovação das contas de gestão do exercício de 2017 e ainda pela irregularidade das contas de gestão referentes aos exercícios de 2016 e 2017, de acordo com a lista atualizada no último dia 05 de abril.
Competência:
A competência para tornar o ex-gestor inelegível, ou não, é da Justiça Eleitoral que poderá utilizar, além das informações enviadas pela Corte de Contas, as decisões das Câmaras de Vereadores para decidir sobre a matéria, conforme pacificado entendimento do Supremo Tribunal Federal.
Atualização:
Como divulgado na última terça-feira (09/10), pelo Conecta Piauí, o Tribunal de Contas do Piauí mantém a lista dos gestores em situação de possível inelegibilidade em constante atualização e até a data das eleições novos nomes poderão ser acrescentados.
Na lista constam nomes que figuram apenas em processos com trânsito em julgado, ou seja, que não cabe mais qualquer recurso junto a Corte de Contas, dos últimos 08 anos.
Fonte: Conectapiauí