Na cidade de Elesbão Veloso, uma série de movimentações políticas vem gerando agitação nos bastidores da peleja eletiva. Em destaque está a forçada aproximação entre o irmão de um pré-candidato a prefeito e o governador Rafael Fonteles do PT. O que chama atenção e que tanto o empresário quanto pré candidato são ligados diretamente com o senador Ciro Nogueira que é do PROGRESSISTA, uma jogada que parece desafiar as linhas partidárias tradicionais, o curioso e que não é a primeira vez que o empresário bastante ativo na militância política na cidade, usa da sua influência com o deputado João Madson para tentar aproximar-se do governador.
A motivação é desconhecida, visto que o grupo ao qual o empresário faz parte não votou em Rafael Fonteles, pelo contrário, fizeram campanha contra.
A grupo da situação liderada pelo irmão do empresário pre- candidato a Prefeito Ronaldo Barbosa filado recentemente ao MDB, em outra tentativa de aproximação ao governo, apoiou Silvio Mendes e Bolsonaro, e seu opositor, Dr. Clériston Moura, líder da oposição e filiado ao PT, apoiou Lula e Rafael Fonteles. O que vemos agora é o tio do atual prefeito, em posição de clemência tentando aproximação ao Gorvenador Rafael Fonteles.
Diante dessas incursões , líderes partidários, analistas políticos e membros da comunidade expressam opiniões divergentes. Enquanto alguns veem a aproximação como uma oportunidade para a construção de pontes e o fortalecimento da governabilidade, outros manifestam repúdio do ato de desespero do empresário e liderança política em Elesbão Veloso Evaldo Barbosa.