O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, suspendeu a pesquisa número PI- 09618/2024, por descumprimento da legislação eleitoral. O juiz eleitoral Lirton Nogueira Santos, entendeu que a pesquisa é “deveras questionável”. Além disto, a pesquisa não apresentou a justiça eleitoral o questionário obrigatório e cópia dos dados de pesquisa preexistente, requisito fundamental para execução de uma pesquisa idônea.
De acordo com a decisão o Juiz requer, em sede de liminar, a suspensão da “divulgação e/ou disponibilização da pesquisa com registro de no PI-09618/2024, por não preencher todos os requisitos legais, conforme prescreve a resolução TSE 23.600/2019, em seus arts. 15 e 16, bem como, acaso a pesquisa já tenha sido divulgada e/ou disponibilizada, que a representada proceda à sua imediata retirada dos meios pelos quais tenha sido divulgada e/ou disponibilizada”. No mérito, a confirmação da liminar, sob pena de multa de dez mil reais.
A pesquisa foi realizada pelo Instituto IPPI entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro no município de Oeiras, e divulgada posteriormente em meios de comunicação descumprindo a decisão judicial.
A Comissão Provisória do Partido Solidariedade de Oeiras, impetrante do processo vai requerer junto a justiça eleitoral o pagamento da multa por descumprimento de ordem legal.
Em pesquisa realizada com todos os critérios técnicos e legais, entre os dias 10 e 12 de janeiro de 2024, pelo instituto Datamax, Hailtom Alvez figurava com 63,89% do votos validos, tendo em segundo lugar o atual vice prefeito de Oeiras Zé Alberto do PSB, com 30,25% e em terceiro lugar o superintendente do INCRA, Icaro Carvalho do PT com apenas 5,75%.
Segundo informações vindas da capital da fé, o herdeiro do ex-deputado Federal Assis Carvalho ladeado com a família Tapety, não estão conseguindo emplacar no gosto popular mesmo com o apoio momentâneo do governador Rafael Fonteles.