noticias785 PRF apreende barbatanas de tubarão em Valença do Piauí

Polícia

PRF apreende barbatanas de tubarão em Valença do Piauí

Diversas barbatanas de tubarões são apreendidas pela PRF

Publicada em 11/01/2025 às 08:13h - Carlos Santos

Compartilhe nas redes sociais

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na quinta-feira (09), aproximadamente 260 kg de barbatanas de tubarão. O material foi encontrado pelos policiais em uma abordagem na BR-316, em Valença do Piauí.

No interior do veículo, também havia uma pistola calibre 9mm, dois carregadores e 186 munições. O motorista não apresentou os documentos exigidos para transportar a carga e a guia de transporte da arma e das munições. A carga era avaliada em cerca de R$ 5 milhões.

Segundo o inspetor Alexsandro Silva, da PRF, essa foi a primeira apreensão do tipo no Piauí. As barbatanas vinham do Maranhão e tinham como destino o litoral da Bahia.

“O proprietário não tinha nenhum tipo de documentação da carga e ainda estava portando ilegalmente uma arma de fogo com 186 munições”, afirmou Alexsandro.

O inspetor apontou que os tubarões, ao terem as barbatanas retiradas, têm condições mínimas de sobrevivência, o que destaca a gravidade do crime ambiental.

A barbatana de tubarão é considerada um item de alto valor e pode ser negociada no comércio ilegal por US$ 3 mil o quilo. Na China e em outros países asiáticos, elas são um item nobre da culinária.

Atividade ilegal

A pesca direcionada de tubarões é proibida no Brasil. No país, podem ser comercializados apenas os animais que foram capturados incidentalmente.

Conforme a Receita Federal, o objetivo dos criminosos nestas atividades ilegais é retirar as barbatanas dos tubarões por conta do alto valor da mercadoria no mercado mundial.

A atividade pesqueira para extrair e transportar a barbatana de tubarão promete ganhos altos no comércio ilegal, principalmente no Leste Asiático. Isso porque as nadadeiras podem ser usadas para preparar a sopa de barbatana, também conhecida como ‘sopa ostentação’.

O homem foi detido e encaminhado junto com os materiais apreendidos à Delegacia de Polícia Civil de Valença do Piauí.

Fonte: PortalV1.com




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site JK NEWS Nosso Whatsapp 89994107734
Copyright (c) 2025 - JK NEWS
Converse conosco pelo Whatsapp!