A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na quinta-feira (09), aproximadamente 260 kg de barbatanas de tubarão. O material foi encontrado pelos policiais em uma abordagem na BR-316, em Valença do Piauí.
No interior do veículo, também havia uma pistola calibre 9mm, dois carregadores e 186 munições. O motorista não apresentou os documentos exigidos para transportar a carga e a guia de transporte da arma e das munições. A carga era avaliada em cerca de R$ 5 milhões.
Segundo o inspetor Alexsandro Silva, da PRF, essa foi a primeira apreensão do tipo no Piauí. As barbatanas vinham do Maranhão e tinham como destino o litoral da Bahia.
“O proprietário não tinha nenhum tipo de documentação da carga e ainda estava portando ilegalmente uma arma de fogo com 186 munições”, afirmou Alexsandro.
O inspetor apontou que os tubarões, ao terem as barbatanas retiradas, têm condições mínimas de sobrevivência, o que destaca a gravidade do crime ambiental.
A barbatana de tubarão é considerada um item de alto valor e pode ser negociada no comércio ilegal por US$ 3 mil o quilo. Na China e em outros países asiáticos, elas são um item nobre da culinária.
Atividade ilegal
A pesca direcionada de tubarões é proibida no Brasil. No país, podem ser comercializados apenas os animais que foram capturados incidentalmente.
Conforme a Receita Federal, o objetivo dos criminosos nestas atividades ilegais é retirar as barbatanas dos tubarões por conta do alto valor da mercadoria no mercado mundial.
A atividade pesqueira para extrair e transportar a barbatana de tubarão promete ganhos altos no comércio ilegal, principalmente no Leste Asiático. Isso porque as nadadeiras podem ser usadas para preparar a sopa de barbatana, também conhecida como ‘sopa ostentação’.
O homem foi detido e encaminhado junto com os materiais apreendidos à Delegacia de Polícia Civil de Valença do Piauí.
Fonte: PortalV1.com