Na manhã desta quarta-feira (26) a Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), deflagrou a operação Draco 133 que prendeu um homem conhecido como "Reginho", suspeito de tráfico de drogas. Além de “Reginho”, foi preso ainda seu filho, um sobrinho e um genro, todos suspeitos de comandar ações de uma facção na Zona Norte da capital.
Conforme o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco, após ações policiais na Zona Norte da capital, em especial no bairro Mafrense, integrantes do Bonde dos 40 entraram em conflito na região e no sistema prisional, muitos dos quais ou mudaram a região de atuação ou migraram para o CV.
A liderança do Comando, conforme o delegado, era feita por um núcleo familiar incluindo pai, filhos, sobrinho, genro e outros familiares. O pai, identificado apenas como "Reginho", está sendo preso pela quarta vez. Os filhos também já foram presos anteriormente.
Com eles a polícia apreendeu armas e um carro. Conforme o delegado, anteriormente já haviam sido apreendidas duas picapes, um fuzil e até mais 40 kg de pasta base de cocaína pertencentes ao grupo criminoso. Devido aos conflitos internos do grupo, muitos deixaram a região principal de atuação, a Zona Norte da capital. Por isso há mandados sendo cumpridos em outras cidades.
A ação acontece em Teresina, nos bairros Mafrense, Parque Brasil, Memorare, Nova Brasília e Centro; na zona rural de Timon e na cidade de Ilha Grande, no litoral do Estado. A operação Draco 133 foi realizada para o cumprimento de 19 mandados de busca e apreensão e mais de 10 mandados de prisão contra suspeitos de integrar o Comando Vermelho (CV).
A operação contou com o apoio da Polícia Civil de Timon, Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar e Guarda Municipal de Teresina.