Na manhã desta sexta-feira, (21), o Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) deflagrou a Operação 31, visando combater o tráfico de drogas em várias zonas de Teresina. Até o momento, várias pessoas foram presas, incluindo Valdeci Lima, mais conhecido como Brizola, considerado um dos maiores traficantes da capital, e seu irmão, proprietário de uma loja de calçados e suspeito de extorsão.
Com os suspeitos a polícia apreendeu carros de luxo, porções de drogas, várias armas de fogo e aparelhos celulares. Por enquanto, 23 pessoas foram presas e mais de R$60 mil foram apreendidos.
"O empresário tem uma vinculação intensa com aquele que é considerado o líder maior de uma facção na região da Santa Maria da Codipi. Eles são irmãos e mantêm uma forte comunicação no que toca à extorsão, utilizando a agiotagem. A fama criminosa de Brizola é usada como cartão de apresentação para conseguir sucesso na extorsão", relatou o delegado Samuel Silveira, coordenador do Denarc.
Além do empresário e seu irmão, o Denarc busca cumprir outros 32 mandados de prisão contra suspeitos de crimes de receptação, agiotagem, tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo, estelionato e extorsão mediante sequestro.
“São 34 mandados de prisão, e esta é a maior operação em pelo menos cinco anos em termos de volume de prisões no enfrentamento ao tráfico de drogas. Foram apreendidas armas de fogo, drogas, carros de luxo, e as principais lideranças das duas maiores facções foram presas na manhã de hoje, na região da Santa Maria da Codipi", acrescentou o coordenador do Denarc.
Brizola foi preso em sua casa, localizada em um condomínio residencial na zona Leste. Ele possui uma extensa ficha criminal, sendo apontado como o principal líder de uma organização criminosa, com diversas passagens por tráfico de drogas, tentativas de assassinato e uma fuga de hospital em seu histórico.
Segundo a Polícia Civil, Valdeci Lima também é proprietário de diversos comércios e a principal suspeita é que ele utilizaria esses estabelecimentos para lavar dinheiro proveniente do crime.