Nesta sexta-feira (4), um grupo de 30 professores e gestores da rede estadual de ensino embarcaram, no aeroporto Petrônio Portela, em Teresina, rumo a uma experiência que promete marcar para sempre a história da educação piauiense: uma imersão educacional em Singapura.
O país é, atualmente, referência global quando o assunto é qualidade de ensino. Está em 1º lugar no Pisa, exame internacional que avalia o desempenho de estudantes em leitura, matemática e ciências. E é lá, no prestigiado National Institute of Education (NIE), que os educadores piauienses viverão essa jornada única de aprendizado.
Durante a missão, os educadores piauienses participarão de uma formação completa que inclui desde inovação tecnológica até estratégias de gestão escolar e desenvolvimento socioemocional. Eles vão explorar, por exemplo, como funcionam o Virtual Learning Centre (VLC), os programas de suporte acadêmico, os modelos de liderança escolar e as soluções inovadoras que fazem de Singapura uma potência em educação.
O intercâmbio é resultado de uma cooperação firmada entre o Governo do Piauí e o NIE. O governador Rafael Fonteles e o secretário da Educação, Washington Bandeira, estiveram em Singapura, em março do ano passado, e viram de perto como o país transformou sua educação em um modelo a ser seguido por todo o mundo.
Para o secretário da Educação, Washington Bandeira, essa é uma experiência transformadora. “Essa viagem é mais do que um intercâmbio: é um divisor de águas. É a educação do Piauí rompendo fronteiras, com coragem, planejamento e vontade de fazer diferente. É sobre plantar hoje as sementes de um futuro onde cada sala de aula no nosso Estado possa se beneficiar do que há de mais avançado no mundo. A revolução na educação do nosso Estado está em curso e o embarque desses 30 profissionais com missão de transformar e multiplicar o conhecimento que adquirirem em Singapura é mais um passo de tudo que está acontecendo por aqui”, ressaltou.