O governador Rafael Fonteles e o ministro Wellington Dias lançam, nesta sexta (20), o Programa Cozinha Solidária no Piauí, que apoia entidades a fornecer refeições para pessoas vulneráveis. O evento será às 10h, na Casa de Qualificação da Pastoral do Povo de Rua, bairro Macaúba, em Teresina.
INVESTIMENTO
No Piauí, 11 entidades foram credenciadas pelo ministério para fazer parte do programa, sendo seis em Teresina e as demais em Parnaíba, Altos, Picos, Cristalândia e Campo Maior (veja relação abaixo). O investimento total nas 11 cozinhas solidárias será de R$ 1,5 milhão, com previsão de oferecer 550 mil refeições em 2025. A gestão do programa ficará a cargo da Cáritas Arquidiocesana de Teresina.
A coordenadora do Programa das Cozinhas Solidária no Piauí, Lucineide Rodrigues, explicou que a ação vai ajudar as entidades que já trabalham voluntariamente pessoas carentes.
´´As cozinhas solidárias atuam há tempos no Piauí, mas sempre trabalham com recursos de doação e trabalho voluntário. Agora, com o apoio do ministério, será melhorada a qualidade da alimentação, além de ser possível oferecer mais refeições´´, disse a gestora.
O Programa Cozinha Solidária foi instituído pela lei n°14.628/2023 e regulamentado pelo decreto n°11.937/2024. Mais de 2 mil cozinhas solidárias em funcionamento no Brasil, ofertando refeições e serviços a populações em vulnerabilidade social e em insegurança alimentar e nutricional, organizando uma grande rede de solidariedade.
Lista das cozinhas solidárias beneficiadas no Piauí
Cozinha Bucho Cheio
Organização: Instituto Avante de Juventude em Parceria com a Cooperativa de Catadoras (Coopcata 3Rs)
Cidade: Teresina