A forte chuva registrada em Teresina na madrugada desta terça-feira (10) sinaliza que a pré-temporada de precipitações no Piauí está se aproximando do período mais intenso.
MAIS CHUVAS PARA O PIAUÍ?
O diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Defesa Civil (Sedec), o climatologista Werton Costa, informou que um sistema frontal está se aproximando e deve trazer mais chuvas para o estado a partir do dia 15 deste mês.
De acordo com Werton, o período atual ainda apresenta irregularidades no regime de chuvas, o que é típico da transição entre a pré-temporada e a temporada chuvosa propriamente dita no estado.
“Estamos observando uma certa intermitência, uma certa irregularidade no período chuvoso, nessa condição de transição da pré-temporada para a temporada propriamente dita no estado do Piauí. A gente está vendo que a chuva geralmente tem origem ou na umidade amazônica, ou cavado, ou VCAN, ou processos termodinâmicos locais ou sistemas frontais.”
Atualmente, as condições atmosféricas ainda são desfavoráveis para chuvas em algumas áreas, como os municípios que fazem divisa com o Ceará, Pernambuco e Bahia.
“Porém, nós já temos aí, quinta-feira, vai começar a startar ali entre Espírito Santo e o Sul da Bahia, faixa de Itabuna e Ilhéus, um sistema frontal. A gente já tem o desenho, pelo menos o modelo WRF, o modelo GFS, já aponta a formação desse sistema frontal. A tendência é que ele mergulhe mais no Sertão baiano e possa atingir o estado do Piauí lá pelo dia 15, quando nós teremos chuvas no extremo Sul, na faixa Serradeira e Sertaneja”, explicou o climatologista.