O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participará da 22ª Edição do Fórum de Doha, no Catar, nos dias 7 e 8 de dezembro. Ele apresentará a Aliança Global contra a Pobreza e a Fome, iniciativa lançada no G20, e buscará parcerias estratégicas, como a adesão do Catar à Aliança. O evento reunirá líderes globais para debater temas como segurança, mudanças climáticas e combate à fome.
O Que Acontecerá?
No sábado (07), às 2h50 (horário de Brasília), o ministro Wellington Dias participará da cerimônia de abertura do Fórum de Doha, que reunirá líderes globais, ONGs e representantes de diversos setores para debater os desafios mais urgentes do mundo, incluindo segurança, mudanças climáticas e erradicação da pobreza.
Às 6h, o destaque do dia será a apresentação da Aliança Global contra a Pobreza e a Fome, lançada na Cúpula do G20 no Rio de Janeiro. Durante o painel, Wellington Dias compartilhará a visão do Brasil para a erradicação da fome e pobreza até 2030, destacando iniciativas para redução das desigualdades globais.
Adesão do Catar
Às 8h, O ministro terá uma reunião estratégica com Mubarak Al Kuwari, diretor executivo do Comitê Permanente para Organização de Conferências do Catar. O encontro abordará: A adesão do Catar à Aliança Global contra a Pobreza e a Fome. A possibilidade de o país sediar a Primeira Cúpula Contra a Fome e a Pobreza, um evento que visa reunir líderes para ações concretas de combate à insegurança alimentar.
Brasil e Catar
No domingo (08), às 8h30, o dia começará com uma reunião bilateral com Jassim Alasmak, diretor do Departamento de Américas da Chancelaria do Catar. A pauta inclui o fortalecimento das relações entre Brasil e Catar em áreas como desenvolvimento social, assistência humanitária e inovação para combater a fome.
Cruz Vermelha
Em seguida, às 10h, Wellington Dias terá um encontro com Pierre Krähenbühl, diretor-geral da Cruz Vermelha, para discutir: Estratégias conjuntas no combate à pobreza extrema. Projetos voltados para garantir assistência alimentar e social em áreas de conflito e vulnerabilidade.
Brasil e Escócia
Já às 15h30, o ministro encerrará o dia com uma reunião com Humza Yousaf, membro do parlamento escocês. O encontro tratará de parcerias bilaterais entre Brasil e Escócia, com foco em inovação e programas sociais que podem ser implementados em escala global.
Fórum de Doha
Criado em 2000, o Fórum de Doha se tornou uma das principais plataformas globais de diálogo, reunindo líderes políticos, acadêmicos, representantes do setor privado e organizações não governamentais. Sob o lema "Diplomacia, Diálogo, Diversidade", o evento busca soluções inovadoras para desafios globais, como segurança, mudanças climáticas, economia sustentável e redução de desigualdades.