noticias927 Governador Rafael Fonteles destaca importância da cooperação entre estados em evento da Cogef no Piauí

Piauí

Governador Rafael Fonteles destaca importância da cooperação entre estados em evento da Cogef no Piauí

O gestor destacou a importância da integração entre entes federativos no contexto da reforma tributária.

Publicada em 30/11/2024 às 14:05h

Compartilhe nas redes sociais

O governador Rafael Fonteles participou, nesta sexta-feira (29), do encerramento da 62ª reunião da Comissão de Gestão Fazendária (Cogef), realizada no Piauí. Durante o evento, que reuniu representantes de 26 unidades federativas, o chefe do Executivo piauiense enfatizou a relevância do estado sediar um encontro tão significativo, que busca promover soluções de cooperação e integração entre as fazendas públicas, visando à constante evolução da gestão fiscal no Brasil.

Rafael Fonteles, que foi secretário da Fazenda do Piauí de 2015 a 2022 e presidiu o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz) de 2019 a 2022, destacou a importância de uma gestão fiscal eficiente e articulada entre os estados. O Comsefaz tem como objetivo promover a cooperação entre as fazendas públicas estaduais, fortalecendo a gestão fiscal, financeira e tributária dos entes federativos.

Recebido pelo secretário da Fazenda do Piauí, Emílio Júnior, e pelo presidente nacional da Cogef, Eli Sosinho, o governador ressaltou a importância da cooperação entre os entes subnacionais. “A integração entre os estados é essencial para que boas práticas sejam compartilhadas, permitindo que a nossa federação evolua. A reforma tributária é um avanço, mas ainda há muito a ser feito. Para nós, é uma honra receber em Teresina um evento tão importante, onde auditores fiscais e administradores tributários de todo o Brasil discutem e compartilham suas experiências. A prática federativa precisa ser estimulada”, afirmou Fonteles.

Emílio Júnior destacou a importância da troca de experiências no encontro. “Este evento é uma oportunidade única para discutir as melhores ferramentas e soluções, como o uso da inteligência artificial na gestão fiscal e tributária. Com a reforma tributária e a implementação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), estamos debatendo como controlar e cobrar esse novo tributo”, explicou o secretário.

O presidente da Cogef também abordou os desafios impostos pela nova configuração tributária e a importância da troca de experiências entre os estados. “Aqui, técnicos fazendários de todo o país estão discutindo não apenas a administração tributária, mas também a administração financeira. O objetivo é compartilhar soluções, tanto para o antigo ICMS quanto para o novo IBS”, afirmou Eli Sosinho.

O evento contou ainda com a presença de diversas autoridades, como a consultora do BID e especialista em Gestão Fiscal, Renata Café; o vice-presidente da Cogef, Marconi Brasil; o coordenador geral de Programas e Projetos de Cooperação da Diretoria de Gestão Estratégica Executiva do Ministério da Fazenda, Luiz Palmeira; a vice-presidente do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin), Célia Carvalho; e o secretário Executivo da Cogef, Henning Von Rautenfeld.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site JK NEWS Nosso Whatsapp 89994107734
Copyright (c) 2024 - JK NEWS
Converse conosco pelo Whatsapp!