Rafael Fonteles celebra redução nas tarifas de energia elétrica no Piauí - Foto: Reprodução
O governador do Piauí, Rafael Fonteles divulgou, por meio de suas redes sociais, na noite desta terça-feira (26) a redução nas tarifas de energia elétrica no estado, anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A medida beneficia consumidores da Equatorial Piauí e entrará em vigor a partir do dia 2 de dezembro de 2024, com uma queda média de 4,28% nas contas de luz.
"Excelente notícia, pessoal! A partir do próximo dia 02 de dezembro, as contas de energia no Piauí serão reduzidas nos 224 municípios. A Aneel aprovou a redução das tarifas da Equatorial Piauí, tanto para as grandes indústrias quanto para residências. Uma redução média de 4,28% para o consumidor", celebrou o governador em suas redes sociais.
A mudança atinge cerca de 1,53 milhão de unidades consumidoras no estado, com diferentes impactos dependendo do perfil de consumo: Alta tensão (grandes indústrias): redução de 10,17%; Baixa tensão (residências e pequenos comércios): redução média de 2,95%.
De acordo com a Aneel, a redução foi possível devido à diminuição dos custos de compra e transporte de energia, encargos setoriais e despesas financeiras.
A revisão faz parte do reajuste tarifário anual, previsto nos contratos de concessão, aplicado em anos em que não há Revisão Tarifária Periódica (RTP). Esse processo considera fatores como inflação, eficiência operacional e perdas de energia.
O anúncio foi celebrado pelo governador, além de ser uma boa notícia para os piauienses, que terão alívio no orçamento com a redução nas contas de luz.