Pactos pelo Piauí irá ocorrer no dia 21 de novembro e busca parceria entre governos federal, estadual e municipais - Foto: Divulgação.
O Governo do Piauí vai realizar, na próxima quinta-feira (21), a 1ª edição do "Pactos pelo Piauí", a partir das 7h, no Centro de Convenções de Teresina. O evento vai reunir os futuros gestores dos 224 municípios do Piauí, para discussão de parcerias entre políticas públicas do estado, do Governo Federal e prefeituras.
O governador Rafael Fonteles disse que o Pactos pelo Piauí será um evento especial porque permitirá uma conversa com os prefeitos eleitos e reeleitos para a gestão 2025-2028, antes mesmo da posse. “Estou muito feliz que a previsão de mais de 200 municípios representados nesse pacto, em que iremos apresentar uma série de programas que o Estado já tem ou que terá, em parceria com os municípios, para melhorar o serviço à população”, afirmou o governador.
Rafael ressaltou a importância de conversar com os gestores antes mesmo da posse e que isso vai facilitar as conversas específicas em cada área de cada município. “É uma oportunidade de conversar com os gestores antes mesmo de eles assumirem. E obviamente que quando assumirem teremos agendas específicas com cada um dos temas, como saúde, educação e assim por diante”, comentou.
O Pactos pelo Piauí tem como propósito fortalecer a articulação institucional entre o Governo Federal, Governo Estadual, Associação de Prefeitos Municipais – APPM e os prefeitos eleitos em 2024. O evento será realizado das 7h às 13h, no Centro de Convenções de Teresina.
No evento, será possível conhecer indicadores desafiadores para o Estado do Piauí, assim como fomentar iniciativas nas áreas de Educação, Meio Ambiente, Saúde, Segurança, Trânsito, Saneamento, Defesa Civil, Primeira Infância, e Gestão e Tecnologia, com foco no desenvolvimento sustentável dos 224 municípios do Piauí.
No âmbito federal serão abordados temas como captação de recursos federais, ferramentas inovadoras de gestão e mecanismos de colaboração.
O evento é destinado a prefeitos e vice-prefeitos eleitos em 2024, assessores municipais, órgãos estaduais envolvidos, deputados federais, deputados estaduais e secretários de estado.
O Pactos pelo Piauí terá a assinatura de uma carta de intenção para participação em ações nas áreas de educação, saúde, segurança, trânsito, saneamento, meio ambiente, defesa civil, primeira infância, gestão e tecnologia. Também será anunciado o Fórum da Rede de Parcerias 2025.
A programação completa também pode ser acessada no site do Pactos pelo Piauí (pactospelopiaui.pi.gov.br).
Fonte: Ascom