A Diretoria de Prevenção da Secretaria de Defesa Civil do Piauí apresentou nesta terça-feira (12) ao Secretário de Defesa Civil, Nerinho, e a representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o projeto do Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres do Piauí (CEGRID). A nova sala de monitoramento será responsável por acompanhar e controlar os principais desastres naturais no estado, tanto no período chuvoso quanto nas épocas de incêndios, queimadas e seca.
O CEGRID será implementado na sede da Defesa Civil, no bairro Ilhotas, e funcionará com monitoramento contínuo dos eventos climáticos que impactam o Piauí. A operação contará com o suporte de equipes especializadas e manterá comunicação direta com órgãos de segurança, como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.
De acordo com o secretário Nerinho, o objetivo do CEGRID é reforçar a capacidade de resposta a desastres, protegendo tanto a população quanto as estruturas essenciais do estado, como escolas, hospitais e áreas agrícolas. "Esse monitoramento diário e ininterrupto permitirá que a gente evite sinistros que possam atingir a população, preservando vidas e nossas estruturas fundamentais", explicou o secretário.