O Governo do Piauí, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PI), vai construir um novo trecho da BR-330 para facilitar o escoamento da produção de grãos no sul do estado. A obra será feita por meio de um convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o órgão estadual.
“Vai ser uma integração muito importante para o escoamento da produção, a chegada de insumos para o agro, muito relevante para o sul do Piauí, que é uma das regiões que mais crescem em produção no país”, anunciou o ministro dos Transportes, Renan Filho.
Cidades como Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves, Currais e Bom Jesus vão ser beneficiadas com a estrada que dará acesso à cidade de Santa Filomena, que terá ligação com Tasso Fragoso, no Estado do Maranhão, por meio de uma ponte que está sendo construída pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.
Hoje, a travessia sobre o Rio Parnaíba, que separa Santa Filomena de Tasso Fragoso, é realizada por balsa. O Dnit estima que cerca de 1.500 veículos transitam por lá diariamente, sendo a maioria deles de transporte de cargas.
“Serão 177 km de construção tendo como ponto de partida o entroncamento onde fica localizada a sede da empresa Bunge Laranjeiras na PI-397 (mais conhecida como Rodovia Transcerrados). Essa nova via vai encurtar o trajeto de transporte de toda a produção piauiense. Será mais uma via rumo ao crescimento do estado”, explica Leonardo Sobral, diretor-geral do DER.
O acesso à BR-330 é um pedido antigo dos produtores da região. A extensão total da via no território piauiense é de 241 km e, com o asfaltamento da rodovia, a estrada vai permitir uma conexão de municípios do sudoeste do Piauí.
Fonte: Ascom