A polícia francesa suspendeu nesta sexta-feira (7/3) todo o tráfego ferroviário na Gare du Nord, em Paris, após a descoberta de uma bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial nos trilhos que levam ao terminal.
O Eurostar, que liga o Reino Unido à França pelo Canal da Mancha, e os demais trens da estação foram cancelados enquanto a polícia atua na desativação do artefato.
DESCOBERTA DURANTE OBRAS
O artefato foi descoberto durante obras noturnas de manutenção nos trilhos, na região de Saint-Denis, subúrbio de Paris, a aproximadamente 1,6 km ao norte da Gare du Nord, segundo a imprensa local.
CASO NÃO É INCOMUM
A descoberta de bombas não detonadas da Segunda Guerra Mundial em áreas como essa não é incomum. Durante o conflito, bombardeiros britânicos e americanos atacavam frequentemente ferrovias em Paris e outras cidades para dificultar o esforço de guerra alemão.
O tempo para desativar o artefato dependerá de seu tamanho e das condições de acesso. O ministro dos Transportes da França, Philippe Tabarot, garantiu que os moradores da região não precisam se preocupar.
Ele anunciou que a interrupção dos trens na Gare du Nord seguirá durante todo o dia, mas serviços limitados serão retomados à tarde, conforme declarou à Sud Radio.
SOBRE A ESTAÇÃO
A Gare du Nord, a estação mais movimentada da Europa, atende 214 milhões de passageiros por ano, segundo o Eurostar.
Atualmente, não há trens do Eurostar em circulação, e os serviços entre Londres e Paris seguirão suspensos até o fim do dia. Linhas urbanas também foram afetadas, com desvios sempre que possível.
Na manhã desta sexta-feira, grandes aglomerações foram registradas na Gare du Nord e na estação St Pancras, em Londres, devido aos cancelamentos. Placas informam que os serviços estão suspensos até novo aviso.