Avião cai no Cazaquistão com 67 pessoas a bordo - Foto: Azamat Sarsenbayev/Reuters.
Um avião da Azerbaijan Airlines, modelo Embraer 190, caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, na madrugada desta quarta-feira (25). O avião, que foi fabricado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), transportava 67 pessoas, incluindo 62 passageiros e cinco membros da tripulação, de diversos países como Azerbaijão, Cazaquistão, Rússia e Quirguistão.
De acordo com Reuters, até a manhã desta quarta-feira, 32 pessoas sobreviveram ao acidente e foram hospitalizadas. Outras 29 estão em tratamento médico, enquanto o número de mortos ainda não foi oficializado. A Associated Press indica que há mais de 30 mortos, enquanto a Al Jazeera menciona quatro óbitos confirmados.
O avião havia decolado de Baku, capital do Azerbaijão, com destino a Grozny, na Rússia. Devido a condições climáticas adversas, o piloto decidiu realizar um pouso de emergência a cerca de 3 km de Aktau. Segundo o órgão regulador de aviação da Rússia, uma colisão com pássaros pode ter causado a emergência.
A Azerbaijan Airlines suspendeu todos os voos para Grozny até a conclusão da investigação. Uma comissão governamental foi criada no Cazaquistão para investigar o acidente e apoiar as famílias das vítimas e dos feridos.
A Embraer expressou pesar pelo acidente e ofereceu apoio às autoridades competentes. “Estamos profundamente tristes com a ocorrência de hoje, próximo a Aktau, no Cazaquistão. Os nossos pensamentos e sinceras condolências vão para as famílias, amigos, colegas e entes queridos afetados pelo ocorrido.”