noticias508 Rússia anuncia que deu asilo político para Assad; ONU se reúne nesta segunda

Mundo

Rússia anuncia que deu asilo político para Assad; ONU se reúne nesta segunda

Ex-ditador sírio fugiu do país após rebeldes entrarem na capital, Damasco, no fim de semana. Assad e Putin são aliados há décadas.

Publicada em 09/12/2024 às 09:27h

Compartilhe nas redes sociais

O Kremlin informou nesta segunda-feira (9) que a Rússia concedeu asilo político a Bashar al-Assad, ex-líder da Síria, deposto no último fim de semana. Segundo a agência Tass, Assad estaria em Moscou, mas o governo russo não confirmou oficialmente sua presença no país. 

Ainda no domingo, a Rússia anunciou que Assad deixou a Síria e ordenou uma "transição pacífica de poder". Assad estava há 24 anos no poder na Síria, mas deixou a capital Damasco após rebeldes terem entrado no território sem encontrar resistência militar. 

RETOMADA DA GUERRA NA SÍRIA                    

A guerra civil na Síria, iniciada em 2011, causou cerca de 500 mil mortes e um êxodo massivo. Assad manteve o poder com apoio da Rússia, do Irã e do Hezbollah. Porém, com a Rússia envolvida na guerra contra a Ucrânia, o Irã em conflito com Israel e o Hezbollah enfraquecido, analistas acreditam que nem Putin nem o Irã querem assumir outro conflito. Um porta-voz ucraniano afirmou que isso reflete a incapacidade russa de lidar com duas guerras simultaneamente. 

No sábado, surgiram informações de que o Hezbollah e o regime iraniano estão retirando suas tropas da Síria. O cientista político Guilherme Casarões, da Fundação Getúlio Vargas, afirma que o momento da ofensiva não é coincidência.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site JK NEWS Nosso Whatsapp 89994107734
Copyright (c) 2024 - JK NEWS
Converse conosco pelo Whatsapp!