A polícia nacional do Peru encontrou o corpo de um homem congelado há décadas na montanha Huascarán, nos andes peruanos. Segundo as autoridades, o corpo ficou mumificado pelo frio durante pouco mais de 22 anos e foi encaminhado para identificação.
Depois, a agência de notícias AFP identificou o homem como William Stampfl, um norte-americano que tinha 59 anos e que praticava montanhismo no local quando foi atingido por uma avalanche, ainda em 2002.
O alpinista norte-americano, de origem eslovena, foi reportado como desaparecido em junho de 2002 quando uma avalanche de neve o sepultou no Huascarán, de 6.757 metros, na região de Áncash, cerca de 400 km ao norte de Lima, a montanha mais alta do Peru.
Segundo o relatório da polícia, os socorristas "encontraram o corpo a uma altitude de 5.200 metros, próximo ao acampamento base um do Huascarán", uma área caracterizada por fendas e considerada perigosa.
Ainda segundo a agência AFP, o corpo só ficou exposto por conta do derretimento das geleiras dos Andes causado pelo aquecimento global.