Na madrugada desta sexta-feira (08), foi divulgada a morte de Akira Toriyama, o criador do anime Dragon Ball, que cativou milhões de fãs ao redor do mundo.
Akira, morreu no dia 1º de março, aos 68 anos, devido um hematoma subdural, quando acontece um acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio. O anúncio foi feito uma semana depois da morte, pelo site oficial de Dragon Ball em um comunicado compartilhado pela Bird Studio e Capsule Corporation Tokyo, empresas ligadas ao artista, na madrugada desta sexta-feira (08). O funeral de Toriyama foi reservado apenas para a família.
O mangaká, palavra usada para um quadrinista ou cartunista no Japão, começou sua carreira no fim da década de 1970 com Wonder Island, e na década de 80 veio Dr. Slump, seu primeiro sucesso global.
Porém, Dragon Ball é a sua principal obra, não apenas para si, mas para o mundo, se tornando um dos maiores animes de todos os tempos. Criado em 1984, até hoje o anime que conta a história de Goku e seus amigos segue fazendo fãs no mundo inteiro. Com trilhas sonoras, roupas, brinquedos, os mais de 20 filmes da franquia e 50 videogames e outros vários produtos, Dragon Ball tornou-se uma marca global.
O impacto causado globalmente foi tão grande, que o dia 09 de maio é uma data comemorativa no Japão relacionada ao mangá, chamado de “O dia do Goku".
Desde o anúncio de sua morte, várias foram as mensagens de agradecimentos para Akira Toriyama e por tudo que ele produziu.