A tarde desta segunda-feira já entrou para a história dos esportes olímpicos do Brasil, isso por conta que a seleção brasileira feminina, pela primeira vez, conquistou uma medalha em uma Olimpíada na competição de equipes na Ginástica Artística.
Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Flávia Saraiva, Julia Soares e Lorrane Oliveira fizeram história na França após conseguirem o bronze ficando com 164.497 pontos no total., desbancando Grã-Bretanha e China, e ficando atrás apenas de Estados Unidos e Itália.
A final começou tensa logo no aquecimento quando Flávia caiu e acabou tendo que competir com um ferimento no olho direito.
Nas traves e nas barras assimétricas o Brasil teve dificuldades e acabou tendo um rendimento pior do que nas classificatórias. No solo, as brasileiras tiveram desempenho levemente melhor em relação aos outros dois aparelhos, mas pior do que na fase anterior, principalmente com a nota de Flávia Saraiva que foi superior a de Jade Barbosa no classificatório.
Então, coube ao Brasil deixar para resolver tudo no salto, última das quatros notas, e com uma apresentação decisiva de Rebeca Andrade com um 15.100 o Brasil conquistou a sua tão sonhada medalha olímpica.
Agora, Rebeca Andrade, Flávia Saraiva e Júlia Soares voltam aos tablados de Paris 2024 nos próximos dias pelas finais individuais. Rebeca é a brasileira que vai estar presente em mais decisões. Serão mais quatro: individual geral, trave, salto e solo. Em todas elas, sua principal adversária será a americana Simone Biles.
Além de Rebeca Andrade, Flávia Saraiva também disputa a final do individual geral, que acontece na quinta-feira (01). E Júlia Soares conquistou vaga na final da trave, que será na próxima segunda-feira (05).