Nesta quinta-feira (11) o governador Rafael Fonteles realizou a solenidade de abertura dos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs) e Paralimpíadas Escolares 2024. Nesta edição o torneio promete ser o maior em número de categorias, 22 no total. O evento ocorreu no Palácio de Karnak, em Teresina.
Os JEPIs têm como finalidade aumentar a participação dos estudantes e atletas piauienses no mundo esportivo. As Paralimpíadas 2024 contam com três modalidades.
"Investimento maior, mais modalidades, mais estudantes, mais polos para as etapas regionais, garantia de passagem aérea para todos os alunos que irão disputar os jogos escolares brasileiros e, portanto, o investimento maior na educação", considera.
Participam dos JEPIs alunos das instituições de ensino das redes pública e particular em atividades desportivas, promovendo a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos. Além disso, nos JEPIs ocorrem as seleções para a Etapa Nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (12 a 14 anos), Jogos da Juventude (15 a 17 anos), Jogos Escolares Brasileiros (Sub 18) e Paralimpíadas Escolares (11 a 17 anos).
Ao todo, serão competições de 22 modalidades. São elas: águas abertas, atletismo, atletismo adaptado, basquetebol, badminton, ciclismo, esgrima, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triathlon, voleibol, xadrez, vôlei de praia e wrestling. As paralimpíadas compreendem atletismo, bocha e natação.
Participam dos jogos estudantes e atletas dos 12 territórios, onde sete municípios serão os polos de atividades: São João do Piauí, Oeiras, Bom Jesus, Regeneração, Piripiri, Picos e Altos. Os jogos acontecem entre 25 de abril a 16 de junho.
As etapas regionais ocorrem em Teresina entre os dias 17 e 18 de maio (paralimpíadas) e entre 25 de junho e 7 de julho (Jogos Piauienses). Além disso, estão marcados para o segundo semestre as etapas nacionais em Recife (PE), João Pessoa (PB) e São Paulo (SP).
Durante a solenidade, houve um momento de homenagem para o jovem Lívio Santos, atleta de canoagem que era uma promessa do esporte, mas que faleceu precocemente aos 16 anos.