Neste final de semana ocorreram as finais dos Campeonatos Estaduais de 2024, e em vários estados as torcidas puderam soltar o grito de “é campeão!”.
No Piauí, após o empate em 0x0 no litoral, Altos e Parnahyba se enfrentaram no estádio Albertão, em Teresina. E mesmo com um jogador a mais desde a metade do primeiro tempo, o tubarão não conseguia furar a defesa de Altos, e a partida acabou com mais um 0x0. Dessa forma, a decisão foi para os pênaltis e Arthurzinho converteu a última penalidade, fechando o placar em 4 a 3 nos pênaltis e garantindo o título piauiense para o jacaré.
No Rio de Janeiro, o Flamengo, que já entrou tecnicamente campeão após vencer o Nova Iguaçu por 3x0 no jogo de ida, apenas controlou a partida e coube a Bruno Henrique fazer o 1x0 para festa da torcida rubro-negra. É o 38º título do Flamengo na competição e agora é o maior campeão também de forma invicta com 7 títulos, além de se tornar a melhor defesa da história do Campeonato Carioca, sofrendo apenas 1 gol em 15 jogos.
Em São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Ceará as decisões ocorreram com clássicos, Palmeiras, Atlético MG, Vitória, Sport e o Ceará foram os respectivos campeões sobre seus rivais. Destaque para o tricampeonato palmeirense que só havia ocorrido uma vez na história do Campeonato Paulista, e foi há 90 anos, em 1934, quando o clube ainda era chamado de Palestra Itália.
Veja a lista de todos os campeões estaduais em 2024*:
*Acre, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Mato Grosso do Sul ainda não finalizaram seus estaduais.