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Rafael Fonteles investe mais de R$600 milhões em Metrô de Teresina e anuncia tarifa zero a partir de janeiro de 2025

O anúncio foi feito durante a entrega da nova estação do bairro Colorado, na zona sudeste da capital.

Publicada em 13/11/2024 às 10:24h - Kawhê Fontes

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Nova estação de metrô de Teresina, no bairro Colorado, na zona sudeste da capital - Foto: Divulgação/Ascom

O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta terça-feira (12), uma nova estação do Metrô de Teresina no bairro Colorado, na zona sudeste da capital, e anunciou que o metrô terá tarifa zero a partir de janeiro de 2025. Ele também informou que será construída uma nova estação no bairro Todos os Santos, também na zona sudeste. O Governo do Piauí está investindo um total de R$600 milhões na expansão e melhoria do Metrô de Teresina.

Rafael Fonteles destacou os investimentos do Estado em mobilidade urbana para Teresina. “Teremos tarifa zero no Metrô de Teresina a partir de janeiro de 2025. E estamos investindo mais de R$600 milhões para extensão da linha férrea, novas estações, duplicação da linha, novos trens, dentre outras ações. Ao final das obras, devemos reduzir à metade o tempo de viagem e multiplicar por 10 vezes o número de passageiros por dia”, disse o governador.

Com investimentos de R$9.469.015,14, a estação do Colorado faz parte da primeira etapa da expansão do Metrô de Teresina, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana na cidade. A nova linha, com 2,5 km de extensão, conecta a estação Colorado à Estação Boa Esperança, atendendo, especialmente, os moradores desses bairros e de outras regiões, como Gurupi, São Sebastião e Renascença.

Além da construção da estação, o projeto inclui a duplicação da linha de 13,5 km que vai do bairro Itararé ao Centro. Com a duplicação, será possível operar dois trens simultaneamente, em sentidos opostos. As estações Alberto Silva, Frei Serafim, Boa Esperança, Renascença e Itararé também deverão ser reformadas.

Outras melhorias estão previstas, como o rebaixamento da Avenida Higino Cunha para passagem inferior; a reforma da oficina de manutenção; e a construção do Centro de Controle de Operações (CCO), essencial para monitorar os trens em tempo real. Com as obras, o tempo de viagem de todo o percurso será reduzido de uma hora para apenas 25 minutos.




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