Card de divulgação da 11° edição da Feira Literária de Oeiras.
A primeira capital do Piauí se prepara para a sua 11° edição da Feira Literária de Oeiras, popularmente conhecida como FLOR. Este ano a feira literária irá homenagear as escritoras Penélope Martins e Heloisa Pires Lima. As obras das duas autoras foram alvo de estudos e trabalhos durante todo o ano letivo nas escolas municipais, urbanas e rurais, estimulando o hábito e o prazer pela leitura nos estudantes.
Marcada para os dias 22 e 23 de novembro, a FLOR estimula a produção artística e literária dos alunos e alunas da rede municipal de ensino, através das obras das escritoras homenageadas, aplicada nas escolas municipais por meio do projeto "Aprendendo Com".
Escritora, narradora de histórias e articuladora de projetos de fomento da palavra escrita e falada, Penélope Martins é paulista e há quase 20 anos dedica-se à formação de novos leitores, produzindo conteúdo para encontros presenciais e plataformas digitais.
Heloisa Pires é gaúcha, autora e coautora de diversos títulos infantojuvenis protagonizados por personagens negros. Escritora, antropóloga, editora e educadora, ela pesquisa e destaca em suas obras a importância das representações culturais e origem africana para a infância e juventude.
Em maio deste ano, elas visitaram Oeiras e participaram de bate-papos organizados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a presença de alunos e professores da rede municipal de ensino.
Ao longo dos anos a FLOR já homenageou vários importantes escritores brasileiros, tais como Monteiro Lobato; Ziraldo; Maurício de Sousa; Roseana Murray e dentre outros. Na última edição, em 2023, Daniel Munduruku e Kiusam de Oliveira foram os homenageados.