Equatoria Elesbão Veloso Foto: Leonardo Mendes/ JK News
A rotina de Elesbão Veloso, cidade no interior do Piauí, está sendo tomada por quedas de energia recorrentes, transformando o cotidiano dos moradores em um verdadeiro pesadelo.
Relatos obtidos pela equipe do JK apontam que as oscilações ocorrem em horários específicos, deixando a população em alerta. Os picos de instabilidade elétrica têm sido registrados principalmente às 17h, 21h e 00h.
Essas falhas no fornecimento de energia estão causando danos sérios a aparelhos eletrônicos em residências e comércios, e os moradores responsabilizam a empresa Equatorial pela queima de seus equipamentos. A maior dor de cabeça, no entanto, está sendo conseguir o ressarcimento dos prejuízos devido à complexa burocracia envolvida.
De acordo com o site oficial da Eletrobras Piauí, o processo de indenização segue o seguinte:
"Em caso de conserto ou substituição do equipamento danificado, a distribuidora poderá condicionar o ressarcimento à entrega das peças danificadas ou do equipamento substituído, na unidade consumidora ou em oficinas credenciadas, conforme Art. 618 § 2° da resolução normativa N° 1000/2021 da ANEEL."
No entanto, o maior caos enfrentado pelos moradores está na ausência de empresas credenciadas com CNPJ na própria cidade para realizar vistorias e consertos. Como resultado, os cidadãos são obrigados a enviar seus aparelhos danificados para Teresina ou outras cidades, o que gera ainda mais transtornos e custos adicionais.
Nota de Esclarecimento Equatorial-PI
A Equatorial Piauí informa que está ciente das ocorrências relacionadas a oscilação de energia em parte do município de Elesbão Veloso, região sul do estado. A empresa explica que para resolução completa do problema, foi identificada a necessidade de uma obra estruturante que já está em estágio final de conclusão.
A Distribuidora comunica que se trata da construção da nova Linha de Distribuição Boa Esperança II/Floriano. Ao todo, serão 77km de rede elétrica em 69KV para melhorar a qualidade do fornecimento de energia no município. Além de Elesbão Veloso, a obra vai beneficiar outros 22 municípios da região e quase 180 mil pessoas. O investimento é de R$ 43,5 milhões.
Atualmente, toda a estrutura da Linha de Distribuição já foi concluída e a concessionária está trabalhando nos trâmites legais para energização da obra, que deve acontecer até o final do mês de novembro de 2024.
Sobre ocorrências relacionadas ao fornecimento de energia, oscilação, entre outros serviços, a Equatorial Piauí reforça seus canais de atendimento oficiais: central 0800 086 0800; WhatsApp (86) 3228-8200; site equatorialenergia.com.br; agência de atendimento presencial e postos credenciados.
A Distribuidora comunica ainda que em casos de danos elétricos, os clientes podem solicitar o ressarcimento do aparelho por meio da Central de Atendimento no 0800 086 0800, do site equatorialenergia.com.br ou em uma das agências de atendimento presencial. Todo o processo de ressarcimento é seguido de acordo com a Resolução Normativa nº1000 da ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica.
A norma estabelece que o cliente deve solicitar o ressarcimento em até 90 dias corridos, contados a partir da data provável da ocorrência do dano elétrico. No período do agendamento, os equipamentos reclamados não podem ser consertados, com exceção de geladeiras ou outros equipamentos essenciais à vida. O não cumprimento desta orientação poderá ser motivo de indeferimento do pedido.
A Distribuidora tem até 20 dias corridos contados a partir do deferimento do pedido de ressarcimento ou do vencimento do prazo de resposta para realizar o pagamento do dano elétrico.
Enquanto isso, os moradores de Elesbão Veloso seguem acumulando prejuízos e indignação, aguardando por uma solução rápida e eficaz para o problema.