A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou, nesta quinta-feira (10), o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite) para o Território dos Carnaubais. O momento marca o início da distribuição de leite para as famílias em situação de vulnerabilidade socioassistencial de 11 municípios da região. A solenidade foi realizada no auditório da Secretaria da Educação do município de Castelo do Piauí.
O PAA Leite é um programa do governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), executado no Piauí pelo Governo do Estado, por meio da SAF. A iniciativa realiza a entrega de leite em 49 municípios das regiões centro e norte do Piauí, atendendo mais de 5 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, e adquirindo quase 1 milhão de litros de leite dos agricultores familiares. O aporte para a fase inicial do programa é de cerca de R$3,7 milhões.
O superintendente de Comercialização, Agroindustrialização e Inovação da SAF, Evandro Cardoso, explica que o lançamento reforça a ampliação do programa PAA Leite, que objetiva fornecer alimentos saudáveis para famílias em situação de vulnerabilidade socioassistencial e fortalecer a bacia leiteira do Piauí.
“Este é mais um território que se insere dentro da estratégia do programa. Mais um passo que estamos dando para o fortalecimento da agricultura familiar e da bacia leiteira do estado e da rede de proteção socioassistencial para famílias carentes que serão beneficiadas com a produção de leite”, explicou o gestor.
Na primeira etapa, o programa atende municípios com índice muito baixo de IDH dos Territórios Entre Rios, Carnaubais, Cocais e Planície Litorânea. São beneficiadas famílias que estão registradas no Cadastro Único (CadÚnico). Cerca de 150 produtores e produtoras de leite da região norte do Piauí também serão contemplados.
O programa adquire o leite dos produtores, que é colhido pelos laticínios que fazem o processo de pasteurização. O produto é distribuído para as famílias em situação de vulnerabilidade socioassistencial selecionadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) dos municípios.
Fonte: Ascom