O governador Rafael Fonteles e o secretário estadual da Saúde, Antonio Luiz inauguraram a reforma e ampliação da enfermaria ortopédica do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, neste sábado (28). A intervenção é a primeira de uma grande obra que está ampliando as instalações do hospital para permitir a oferta de serviços de saúde que hoje só existem na capital, Teresina.
Com a entrega deste sábado, o Heda terá 39 leitos de enfermarias ortopédicas modernas, com camas elétricas, um leito de isolamento, além de banheiros acessíveis. O local passa a ter ambiente de apoio, posto de enfermagem, recepção e quarto de plantão médico. O investimento nesta etapa foi de R$2 milhões, oriundos do Ministério da Saúde, Caixa Econômica Federal e Tesouro Estadual.
Rafael Fonteles destacou que essa é apenas a primeira parte da maior obra pública da saúde de Parnaíba, que é a reforma do Heda. “Hoje estamos inaugurando uma parte dessa ampliação, e a outra, que está a todo vapor com previsão de entrega até o final do ano que vem, é a maior obra de saúde pública da história de Parnaíba dos últimos 50 anos”, disse o chefe do Executivo estadual.
Ao todo, o Heda terá investimentos de R$48 milhões, incluindo ampliação de leitos, uma nova maternidade, com UTI Neonatal e centro cirúrgico obstétrico. “Já demos início também à ampliação para separar o hospital geral da parte materno-infantil, que vai ficar aqui no fundo do Heda ", explicou o secretário da Saúde, Antonio Luiz.
O gestor frisou ainda a criação de uma central de diagnóstico, que será inaugurada no próximo mês, e ficará localizada nas proximidades do Heda. “A central permitirá que os pacientes realizem exames sem a necessidade de se deslocarem para outros hospitais. Lá, elas poderão fazer exames como tomografia, mamografia, ultrassom, raios X e exames laboratoriais, reduzindo essa ida das pessoas para o hospital", disse o secretário.
Por fim, Antonio Luiz também anunciou a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ao lado do Hospital Colônia de Carpina, prevista para ser concluída até o início do próximo ano. "Estamos já com um projeto feito para construir, até o começo do ano que vem, uma UPA ao lado do Hospital Colônia de Carpina", confirmou.
De acordo com o Superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Jônatas Melo, a obra do HEDA vai beneficiar a população de 34 municípios da região, cerca de 600 mil pessoas, de Parnaíba até Piripiri.
Rafael Fonteles frisou que a intenção do Governo do Estado é expandir os serviços de saúde de média e alta complexidade para descentralizar o atendimento e reduzir a necessidade de deslocamento da população para Teresina.