O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí na tarde desta sexta-feira (30/08), decidiu pela impugnação do registro da pesquisa eleitoral realizada pela empresa IPPI Pesquisa e Consultoria LTDA, contratada pelo partido Republicanos, coligada a campanha do candidato a prefeito do município de Piracuruca, Assis Mãozinha.
A falta de diversas informações que são necessárias para comprovar a metodologia aplicada compromete a veracidade e imparcialidade no Registro da pesquisa, essas informações foram ignorados pela empresa, comprometendo a legalidade de sua divulgação e eventual manipulação da opinião pública.
O relator do processo, Daniel de Sousa Alves, determinou a imediata suspensão da divulgação em todos os meios de comunicação da pesquisa eleitoral nº PI-08551/2024.
O Tribunal entende que a divulgação de informações falsas em período eleitoral pode causar danos irreparáveis ao processo democrático. A decisão reforça a necessidade de rigor na fiscalização de pesquisas eleitorais, especialmente em um contexto em que as redes sociais amplificam rapidamente o alcance de informações, corretas ou não.
Fonte: portalcidadespiauí.com.br