Com a aproximação de uma frente fria, o tempo no Rio Grande do Sul deve continuar instável nesta quarta-feira (8). De acordo com os meteorologistas, a chuva deve se concentrar na metade sul do estado, região que também deve registrar as menores temperaturas nos próximos dias.
O avanço desta nova frente fria é consequência de um ciclone extratropical formado próximo à costa da Argentina. Segundo a Climatempo, o sistema não vai passar pelo Rio Grande do Sul, mas favorece a intensidade dos ventos na região Sul do país – além de provocar o retorno da chuva ao estado.
Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, explica que as condições de instabilidade devem continuar até o fim de semana, com a chuva se espalhando novamente por boa parte do estado.
"A partir de quinta a chuva deve avançar mais para o norte do estado. As previsões indicam que sexta e sábado devem ser os piores dias nas regiões já mais afetadas pelos temporais, como o Vale do Taquari e a região metropolitana de Porto Alegre", projeta Luengo.
O Rio Grande do Sul já contabiliza 95 mortos e mais de 130 desaparecidos por conta das chuvas. Há 207,8 mil pessoas fora de casa e estima-se que mais de 1,4 milhão de pessoas já foram afetadas.
Fonte: G1.com.br